Pois que também eu fui à manifestação de 14 de Novembro de 2012!

O plano inicial era realizar um Voxpop com uma mensagem para a Merkel, que seria posteriormente traduzido para Alemão e lançado nas Rede Sociais.

Infelizmente, o clima de tensão que se vivia junto à Assembleia provocou-me algum receio. Temia não só pela integridade do equipamento, mas também pela minha própria integridade.
Era bastante visível que algo além do “normal” estava para acontecer, não só pela raiva e revolta que se via estampada nos rostos das pessoas que se encontravam na linha da frente, mas acima de tudo pela forma cega com que se estava a fazer a luta.
Ainda assim, decidimos colocar-nos estrategicamente num local que nos permitisse uma fuga rápida e limpa e decidimos avançar, mas deparamos-nos logo com outra dificuldade… pouca gente ou quase ninguém queria falar, não percebemos se por medo da câmera ou da publicação das imagens por ela capturadas.
Prosseguimos e ainda assim recolhemos alguns registros, aqueles que maioritariamnete compõem o vídeo e a determinada altura a tensão e o desconforto com a forma como a luta estava a ser feita era já tão grande, que acabamos por abandonar o local.

Cerca de 5 minutos depois, deu-se a carga policial. Encontrávamos-nos no interior de um Restaurante, onde ajudei rapidamente na recolha da esplanada e encerramento do mesmo. Vimos os acontecimentos na Rua Dom Carlos em directo e ao vivo pela janela do Restaurante até ao momento em que nos pareceu já ser seguro abandonar o local. Seguimos em passo apressado até à 24 de Junho, onde o carro se encontrava estacionado e seguimos para casa.

Ainda hoje me encontro a recuperar da visão chocante de toda aquela Avenida em chamas, razão pela qual só hoje resolvi editar e partilhar esta minha visão dos acontecimentos. Penso que consigo marcar a diferença acima de tudo por ser o único vídeo que documenta a revolta do povo sobre a forma de expressão verbal e não sobre a forma que acabou por ficar registrada quer na Internet, quer televisivamente.

Nas redes sociais:
@Facebook
@Youtube
@Vimeo